AdEPorto

O CITY4CLIMATE aposta na criação de um Gémeo Digital Urbano, objetivando a criação de réplicas virtuais de ambientes urbanos que integram dados em tempo real, indicadores climáticos e fluxos de trabalho de governação. O projeto será aplicado nas cidades do Porto, Lisboa e Guimarães, com o objetivo de acelerar a neutralidade carbónica através de ferramentas tecnológicas avançadas, integrando dados de múltiplas fontes para fundamentar decisões locais mais eficazes. Pretende-se que este projeto permita a simulação virtual interativa e a previsão de cenários para apoiar o planeamento climático.  Este projeto é coordenado pela NOVA IMS e cofinanciada pelo programa DigitalTwins4SmartTerritories (DT4ST), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no qual a AdEPorto assume um papel técnico e estratégico na identificação de necessidades, apoio ao desenvolvimento e aplicação do Gémeo Digital no Porto, contribuindo para uma governação climática mais inteligente, inclusiva e orientada por dados.

O ASCEND – Accelerate positive Clean Energy Districts – tem como principal objetivo acelerar a implementação de áreas urbanas de energia positiva (PCED – Positive, Clean Energy Districts), contribuindo para a transição das cidades e alcance da neutralidade carbónica.  O consórcio internacional é liderado pela SPL Lyon Confluence e composto por um total de 39 parceiros de 14 países europeus. Este projeto pretende contribuir para a saúde das cidades, inclusão e neutralidade climática, bem como acelerar a escalabilidade do desenvolvimento de soluções PCED custo-efetivas.  O Porto é uma das seis cidades multiplicadores parceiras e está a trabalhar para a criação de um PCED no município do Porto, cuja área de intervenção fica sediada em Lordelo do Ouro e integra 7 conjuntos habitacionais municipais, 4 escolas e várias instalações municipais, assim como a Fundação Serralves. 

O projeto CLIMATEFIT tem como objetivo apoiar os territórios da UE no processo de transformação rumo à resiliência climática, reduzindo o fosso financeiro, fornecendo conhecimento e fortalecendo capacidades. Para isso, o projeto atua em duas frentes: 1) capacitação de entidades públicas para identificar, coordenar e atrair financiamento público e privado, e 2) apoio a entidades financeiras na identificação e acesso a oportunidades de investimento. O projeto é coordenado pela Fonden World Climate Foundation (DK) e constituído por 10 Parceiros Técnicos, 4 Entidades Financiadoras, 9 Autoridades Públicas, incluindo o Município do Porto e 7 Facilitadores. A AdEPorto atua como facilitador e é responsável por apoiar o Município do Porto, entre outros, na sua jornada transformacional para a resiliência climática, articulando com os parceiros técnicos para adaptar e aplicar metodologias nos casos de estudo.

O projeto POWERYOUTH tem como objetivo capacitar jovens entre 15 e 24 anos para desempenharem um papel ativo na transição energética. Embora existam iniciativas em andamento, ainda faltam ferramentas que apoiem sistematicamente a participação dos jovens em comunidades de energia e sua formação em sustentabilidade energética. A AdEPorto faz parte do consórcio como líder de um projeto-piloto a ser desenvolvido no Campus da Asprela, no município do Porto, além de liderar o Work Package 3 – Construção de Comunidades Energéticas Jovens.

O Powering Energy Hub (PEH) visa acelerar os investimentos em eficiência energética e produção de energia renovável em edifícios públicos, bem como em entidades privadas. O projeto baseia-se nas ferramentas e no conhecimento do consórcio do projeto PEER e alargará o âmbito do projeto anterior. Assim sendo, para além de prestar apoio técnico e jurídico na implementação de medidas relacionadas com a melhoria da eficiência energética e da produção de energias renováveis, irá apostar no desenvolvimento de novas soluções financeiras e modelos de negócio que atraiam e facilitem o investimento privado, através de um novo balcão virtual nacional e do reforço e alargamento de competências dos Energy Hubs já existentes nos municípios associados à AdEPorto.  

O projeto RE-ENERGIZE pretende incentivar a promoção da eficiência energética, a adoção de fontes de energia renováveis e o reforço da implantação de bombas de calor, nomeadamente através do desenvolvimento  de quadros abrangentes de reforço de capacidades para melhorar a formação e as competências na aplicação da tecnologia das bombas de calor como uma das tecnologias renováveis de aquecimento/arrefecimento e de uma ferramenta digital integrada para melhorar a adoção de soluções eficientes do ponto de vista energético, beneficiando tanto os profissionais como os consumidores. A iniciativa reforçará as capacidades de, pelo menos, 385 profissionais do setor da construção e de 115 formadores em 7 países, durante a duração do projeto.

O projeto COSMIC – Combined AI and Data Solutions for Large Scale Resource Optimization with Green Deal Impact – é um projeto europeu que reúne líderes da indústria e inovadores tecnológicos com o objetivo de desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) que contribuam para os objetivos definidos no Pacto Ecológico Europeu (EU Green Deal). O consórcio é composto por entidades altamente qualificadas e experientes da área de investigação e tecnologia, contando também com o apoio de parceiros industriais, entidades públicas e ONGs de 8 países europeus. A AdEPorto é responsável por 3 dos pilotos mencionados, os quais serão implementados na Comunidade de Energia Renovável (CER) de Agra do Amial. Estes pilotos têm como principal objetivo testar aplicações móveis baseadas em inteligência artificial, destinadas à gestão e monitorização dos comportamentos energéticos dos membros da comunidade. Paralelamente, pretende-se fomentar o desenvolvimento de CERs mais resilientes e eficientes, através da utilização de ferramentas de IA para apoio à manutenção preditiva e mitigação de falhas. O último piloto tem como objetivo incentivar os membros da CER a reduzir a produção de resíduos domésticos, assim como, melhorar a separação de resíduos orgânicos e recicláveis, através de um sistema de recompensa, em que hábitos mais sustentáveis resultam numa maior quota de energia atribuída ao membro.

Câmara Municipal do Porto, Porto Ambiente e AdEPorto

O WAKE UP! é um projeto liderado pelo Município do Porto e financiado pela União Europeia, no âmbito da Cohort 2 do Programa Pilot Cities da NetZeroCities. Reúne um consórcio local composto também pela Porto Ambiente, a Águas e Energia do Porto, a Agência de Energia do Porto, a Porto Digital e o CEiiA, com o objetivo de mobilizar os cidadãos para a ação climática através da integração de tecnologia e informação.
A iniciativa pretende testar soluções inovadoras que acelerem a transição climática e energética da cidade, atuando em cinco eixos estratégicos — água, energia, mobilidade, resíduos e hábitos de consumo. O projeto aposta no envolvimento ativo da comunidade e na mudança de comportamentos rumo a práticas mais sustentáveis, com impacto direto na redução das emissões de CO₂ e na melhoria da qualidade de vida urbana.

Scroll to Top